09/02/2018 às 09:36:46

Saiba como evitar lesões no treino na academia ou fora dela

É preciso saber como evitar lesões antes de se jogar em uma atividade física.

É preciso saber como evitar lesões antes de se jogar em uma atividade física. Só porque se exercitar é bom para saúde não significa que não é possível se machucar. E as pessoas malham não apenas em academias, mas muitas vezes em casa sozinhas, ou na rua e fazendo outras atividades como correr ou andar de bicicleta.

Todas essas atividades são ótimas, mas principalmente para quem se exercita sem supervisão. É necessário saber como evitar lesões para não acabar exagerando ou fazendo algo errado e se machucar com algo que pode ser tão positivo para o corpo.

evitar lesões

Procure um médico antes


Antes de pegar em qualquer aparelho da academia, ou resolver se exercitar sem supervisão. É preciso procurar um médico, uma consulta geral e cardiologia devem te examinar para saber se tudo bem você exercícios e com qual intensidade.

Muita gente está liberada para se exercitar, mas sem pegar pesado devido a algum problema, seja do coração ou algum membro que não aguenta que a pessoa pegue mais pesado. Para evitar lesões é preciso primeiro procurar um bom médico e saber para o que você está liberado.

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Se alongue sem exagerar


Alongamento é sim muito importante, mas muita gente exagera e prolonga o alongamento com muitos exercícios e intensidade e é aí que está o perigo. O alongamento deve durar entre 15 e 40 segundos e principalmente para os iniciantes não deve ser muito intenso.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como finalmente deixar o sedentarismo

Para evitar lesões também é importante se alongar após a atividade física, seja treino em academia ou não. Mas vale o mesmo tempo, nada de exagerar, o alongamento deve ser rápido e de baixa intensidade principalmente agora que seus músculos foram exercitados.

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Tenha uma alimentação saudável

Se você quer se sentir saudável e evitar lesões, você precisa se alimentar corretamente. Não adianta puxar um monte de peso se seu corpo está com deficiência de algum nutriente ou se você reduziu muito a comida.

Atitudes assim podem te levar não apenas a lesões, mas também a passar mal e até desmaiar durante a atividade física. Por isso crie uma rotina alimentar, e coma antes e após seu treino. Seja na academia, em casa ou uma caminhada simples na rua.

Use roupas e equipamentos certos


Tênis é ideal para atividades físicas, mas aquele sapato estiloso que você adora com sola baixa não vai servir. É preciso um tênis com amortecimento específico para atividades físicas. Não importa o tipo de exercício que você pretende fazer.

Se você quer se sair bem no seu treino e evitar lesões, o primeiro passo é escolher o tênis correto. Usar uma roupa adequada que não tranque seus movimentos é importante. Invista no que te deixa confortável.

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Se você quer malhar procure uma boa academia com equipamentos adequados e principalmente, aprenda a usá-los. Peça ajuda do personal e se ele não estiver por perto você pode pedir para que um colega te ajude a usar.

Não entre em Overtraining

Overtraining é quando a pessoa exagera tanto nos exercícios que causa uma série de problemas, não apenas lesões e problemas no corpo, mas na mente e diretamente na saúde da pessoa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o melhor horário para malhar de acordo com seu objetivo

Se você acha que isso só acontece com competidores, está errado, pessoas comuns que se exercitam em busca de saúde e o corpo que querem também podem atingir esse quadro. É algo extremamente negativo. 1 hora de atividade física por dia, seja malhação na academia ou outras atividades, é o necessário e indicado.

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Descanse

Descanse, isso, descase entre os exercícios. Muitas pessoas acreditam que se pararem um segundo não vão alcançar seu objetivo. Errado. Você precisa de descanso para seus músculos crescem, já que esse é o objetivo da maioria das pessoas que frequentam a academia.

Para qualquer atividade física fazer efeito é preciso descanso. Descanse alguns segundos entre os exercícios, se corre na rua, por exemplo, alterne entre corrida e caminhada mais leve. É preciso também ter um dia de descanso na semana, para que seu corpo, seus músculos e até sua mente se recuperem. Descanse.

 

Fonte: http://malharbem.com.br/saiba-como-evitar-lesoes/

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